quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Você sabia como surgiu a profissão de cabeleireiro…

visuais2O cuidado com os cabelos faz parte da historia da humanidade. Sabemos que eles formam a moldura do rosto, ajudando a valorizar os traços de cada pessoa. Mas seu significado vai além da beleza estética, pois eles também são uma forma de expressão, revelando a personalidade, o estilo de vida e também a cultura de uma sociedade.

No passado, os cabelos tinham grande apelo cultural. Eles já foram símbolo de poder, sedução e liberdade. Basta realizarmos uma viagem no tempo para percebermos a importância que as antigas culturas davam aos cabelos.

Já no século II AC, na Grécia antiga, berço da civilização ocidental, a sociedade tinha elevados ideais de beleza e perfeição corporal. As estátuas gregas expostas em museus, com corpos e rosto perfeitos, mostram a grande preocupação com a estética da época. Até os deuses da mitologia grega eram retratados seguindo estes padrões. Venus, a deusa do amor, tinha longos cabelos que exalavam um perfume divino e Diana, a deusa da caça, confiava os seus belos cabelos louros aos cuidados das ninfas.

Foi essa importância dada à aparência pelos cidadãos gregos que levou à criação de um espaço adequado para os cuidados com a beleza e o tratamento capilar. Assim surgiram os primeiros salões de cabeleireiro, construídos em praça pública. O local era utilizado para o encontro de filósofos, escritores e poetas que conversavam sobre política, esportes e eventos sociais. Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos. A cor preferida era o loiro, por isso muitos gregos tentavam descolorir suas madeixas.

Mas os cabelos também indicavam a classe social da pessoa. Os nobres e guerreiros os tinham compridos visual também adotado pelos filósofos e completado com uma densa barba. Outras culturas também viam o cabelo como símbolo de status. Os sacerdotes do Egito tinham a cabeça raspada como sinal de sabedoria e os faraós usavam perucas.

A partir da “invenção grega” dos salões de beleza, a profissão do cabeleireiro se tornou célebre. Sua importância atravessa os séculos, transformando padrões, recriando a beleza e refletindo a imagem de cada época. Curtos, escovados, soltos, práticos, sensuais...

Os cabelos se modificam, as técnicas se aprimoram e as tecnologias surgem em ritmo acelerado. Mas para que o cabeleireiro possa exercer seu trabalho com competência e representar toda esta historia de dedicação á beleza e á saúde dos cabelos, é preciso conhecer o nosso organismo. Os cabelos não são estruturas isoladas, fazem parte de um conjunto: o corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário