segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conduta profissional

marcelo hairNunca é demais destacar a importância do comportamento ético. Lidar com o público é sempre algo delicado. Lidar com tarefas podem interferir diretamente no bem estar ou mesmo na saúde do seu cliente e na sua como profissional.

A APARÊNCIA é o seu principal cartão de visitas. Lembre-se que você é mais do que um profissional da beleza, por isso cuide de sua higiene pessoal, da apresentação do uniforme, dos cabelos, das unhas e maquiagens discretas. Você não terá a segunda chance de causar novamente a primeira impressão.

Deve zelar por todo material e ambiente de trabalho que se envolver, para que esteja tudo em condições ideais de atendimento ao cliente. É de sua responsabilidade avaliar o tratamento cosmético adequado para cada cliente e por sua aplicação atendendo todos os parâmetros de segurança e higiene.

Atualizar-se em seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais. As técnicas se sofisticam dia após dia. Esteja sempre atendo as novidades.

O AMBIENTE de trabalho deve ser organizado, muito limpo e equipado, favorecendo o profissional com boas condições com um espaço agradável e acolhedor.

NÃO FUME (para isso existe um local e após lavar as mãos para que elimine um pouco o cheiro), não coma alimentos que deixam odor forte como peixes, mexericas e outros e sempre após as refeições fazer a higiene correta, não mastigue goma de mascar enquanto estiver trabalhando.

NÃO inicie ou dê continuidade a conversas de âmbito pessoal. Evite comentários sobre sua vida, à vida de seu cliente ou de terceiros. Evite dar conselhos sobre a vida pessoal do cliente. Não esqueça que seu cliente não é seu amigo particular tampouco seu confidente. Evite excesso de intimidade.

RESPEITE seus horários de alimentação, pois não podemos e o corpo humano não aguenta ficar por horas sem se alimentar, fixe seus horários de almoço e lanche da tarde, pois assim os clientes saberão que neste período você estará ausente do salão.

O cabeleireiro trabalha muitas vezes mais do que 8 horas por dia, sob ação de produtos que contém química, em atividades repetitivas, trabalhando a maior parte do tempo em pé, o que muitas vezes pode ocasionar estresse, intoxicação e LER (Lesão por Esforços Repetitivos), Então não é bom exagerar.

HOJE em dia os salões trabalham com agendas e tudo isso é para que os profissionais tenham tempo pra se organizar entre um cliente e outro assim facilitando uma pausa pra se recompor, evite salões onde o dono ou dona faça de você uma maquina de trabalho onde o seu valor é somente fazer dinheiro. Caso isso aconteça é bom mudar ir à procura de outro salão onde o profissional é respeitado.

Outra coisa que vejo muito em salões que visito. Primeiro é a recepção dos profissionais onde ficam com cara feia, não sabem receber o cliente e deixam sempre visível que esta com problemas em casa. O profissional deve deixar estes problemas em casa e não levar ao local de trabalho. Religião outra coisa que vejo muito em salões, profissional discutir sobre estes assuntos (religião, time favorito, etc). Nós temos que ser discretos o mais possível e não expor nossas preferencias tanto religioso quanto a time de futebol e outros assim não devemos forçar o cliente a seguir seus gosto. Lembre se que o local de trabalho é recebido por vários tipos de pessoas e devemos receber todos iguais.

MUSICA esse é muito importante e muitos dos salões perdem cliente fácil. O ambiente tem que ser agradável nada de ficar tocando um estilo musical, é bom lembrar que suas preferencias musicais são para ser ouvida em casa ou no fone de ouvido, no salão de beleza é muito frequentado por várias idades e pessoas de gosto variadas, então a musica tem que ser eclética e nada de ficar repetindo o mesmo estilo musical. Já o volume tem que ser suave onde o profissional e o cliente consigam se comunicar. Musica no volume alto é só em casas noturnas e isso serve pra musicas religiosas onde vejo muito isso acontecer.

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